Notícias

BioRia assinala Dia da Floresta Autóctone

quinta, 22 de novembro

A Câmara Municipal de Estarreja está a proceder à limpeza do Percurso de Salreu do BioRia, com o objetivo de remover espécies invasoras que representam uma ameaça para a biodiversidade local. Esta ação terá o seu ponto alto esta sexta-feira, às 9h, com a plantação de espécies da floresta portuguesa, nomeadamente freixos e salgueiros, por alunos do programa “+ 50”, da Escola Municipal de Desporto, assíduos frequentadores daquele espaço natural.
 
A ação contempla uma parte do Percurso de Salreu, no Baixo Vouga Lagunar, nomeadamente as zonas junto ao Esteiro, ao dique e as margens do Rio Antuã. Nas imediações do parque de merendas, ao lado do cais do Esteiro de Salreu, o acelerado crescimento de silvas está a colocar em causa o desenvolvimento de outras espécies autóctones, nomeadamente salgueiros. Nesta zona, bem como ao longo do percurso e no dique, serão removidas Acácias e Ervas-das-pampas.
 
Esta sexta-feira, 23 de novembro, em que se assinala o Dia da Floresta Autóctone, após um passeio no Percurso de Salreu, uma turma sénior de Avanca, do programa “+50”, irá ajudar na plantação de Freixos (Fraxinus angustifolia) e Salgueiros-negros (Salix atrocinerea) na zona envolvente ao parque de merendas, onde se pretende ter um espaço ao ar-livre destinado a alongamentos, assim como na zona central do Ribeiro de Salreu, possibilitando ter mais um espaço com sombra dedicado a merendas.
 
A proliferação de espécies invasoras é das principais causas da perda de biodiversidade e sendo esta uma zona de proteção especial, a plantação de espécies autóctones assume um papel preponderante na manutenção dos elevados índices de biodiversidade e na defesa ecossistema.
 
Promove-se desta forma o domínio do solo pelas autóctones, criando no futuro um corredor de sombra e uma cortina que permita a observação da grande mancha de caniçal de Salreu sem perturbar as espécies que lá nidificam e que têm estatuto de proteção especial como são os casos da garça-vermelha e da águia-sapeira.
 
Proteger o dique e as linhas de água
 
Outro dos objetivos é a defender o dique, fortalecendo-o com espécies especializadas na proteção dos leitos e linhas de água, eliminando as acácias que se proliferam rapidamente e que devido à sua agressividade na ocupação do solo, tendem a eliminar as nativas sobretudo em processos de regeneração após o fogo.
 
As acácias são também bastante problemáticas nesta região, sobretudo as que crescem nas margens de linhas de água, especialmente no Rio Antuã, uma vez que atingem grandes dimensões e acabam, pela sua incapacidade de fixação ao solo, por provocar rombos nos taludes e/ou criar barreiras no leito.

BioRia assinala Dia da Floresta Autóctone BioRia assinala Dia da Floresta Autóctone BioRia assinala Dia da Floresta Autóctone BioRia assinala Dia da Floresta Autóctone BioRia assinala Dia da Floresta Autóctone