Notícias

Estarreja no Ria de Aveiro Weekend

quinta, 20 de junho

Um passeio em kayak pelos canais da Ria de Aveiro é uma das sugestões do BioRia para o Ria de Aveiro Weekend (RAW), que decorre este fim-de-semana. O projeto ambiental da Câmara Municipal de Estarreja e o Arroz de Salreu marcam presença no evento que tem início esta sexta-feira, com um workshop sobre "Produtos e Novos Usos da Ria de Aveiro”. O RAW posiciona-se como o principal evento de animação turística de pré-época alta, com caráter regional, tendo como principal objetivo o de dinamizar e desenvolver as atividades económicas associadas à Ria de Aveiro.
 
"O Arroz de Salreu: uma marca potencial da Ria e da Região de Aveiro", é o tema que irá ser apresentado por Adolfo Vidal, da Câmara Municipal de Estarreja, no workshop dedicado aos produtos Ria de Aveiro e denominado “Produtos e novo usos da Ria de Aveiro”. Irá decorrer na Sala do Senado da Universidade de Aveiro, a partir das 9h30 e até às 12h30, inserindo-se na campanha promocional de produtos “Ria de Aveiro”.


Contacto com a natureza em Estarreja

O RAW apresenta um conjunto de propostas até domingo distribuídas pela região. Em Estarreja, sugere-se uma incursão pelo primeiro percurso do BioRia, o de Salreu, considerado santuário natural e paraíso de birdwatchers, e caracterizado pela diversidade da fauna e flora e pela beleza dos arrozais, sapais, juncais e caniçais.

O veículo elétrico, apropriado a pessoas com dificuldade de locomoção, o kayak e a bicicleta são os meios de transporte a utilizar nos passeios preparados para o Ria de Aveiro Weekend, abrindo o apetite ao visitante para voltar a Estarreja e à Rede de Percursos Pedestres e Cicláveis do Concelho que hoje se estende por 50 kms e constituídos por 8 trilhos, estando a inauguração do oitavo, o Percurso de Fermelã, agendado para a manhã de 14 de julho, domingo, integrando o Seminário “O capital natural como fonte de desenvolvimento económico”.

O Ria de Aveiro weekend é um evento promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) e pela Turismo do Centro de Portugal (TCP), no âmbito dos respetivos projetos da Campanha promocional dos produtos da Ria de Aveiro e do projeto  PRORia – Polo de Marca Turística Ria de Aveiro, financiados pelo PROMAR no âmbito do Grupo de Ação Costeira (GAC-RA).


Programa Ria Aveiro Weekend

21 JUN
9h30 - 12h30
Workshop "Produtos e Novos Usos da Ria de Aveiro”
Sessão de assinatura de contratos de adesão à Ria de Aveiro

22 JUN
14h00 Regata dos Moliceiros - Etapa de Competição | Canal de Ovar
18h30 Concurso de Painéis
19h30 Cerimónia de Entrega dos Prémios

23 JUN
14h00
Regata dos Moliceiros - Etapa de Exibição | Canal de Mira
Sessão de assinatura de contratos de adesão à Ria de Aveiro


Atividades BioRia – Município de Estarreja

22 JUN
Passeio no veiculo elétrico ao Percurso de Salreu (9h30-12h)
Passeio em Kayak (15h30-19h)

23 JUN
Passeio de bicicleta ao Percurso de Salreu (15h-19h)
Passeio em Kayak (15h30-19h)
Ponto de encontro: Centro de Interpretação Ambiental em Salreu [http://www.bioria.com/seccao.php?s=como_chegar]

Inscrição obrigatória em todas as atividades para visitabioria@cm-estarreja.pt ou 962774466

+ info www.bioria.com

Promover Estarreja em Espanha