Notícias

Seminário Bioria arranca com olhares positivos para os recursos naturais

terça, 16 de julho

Seminário Bioria arranca com olhares positivos para os recursos naturais 

Na tarde do dia 12 de julho decorreu a primeira parte do Seminário Bioria: “O capital natural como fonte de desenvolvimento económico” no Cine-Teatro de Estarreja. Lado a lado, investigadores, empresários, autarcas e governantes refletiram sobre as potencialidades naturais do país e da região, concordando na importância da valorização dos recursos ambientais para o progresso sustentável.
 
“A obra do Baixo Vouga Lagunar é uma prioridade”. Estas foram as palavras que Francisco Gomes da Silva, Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, usou para responder às reivindicações de José Eduardo de Matos, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja. Durante a sessão de encerramento do Seminário Bioria, o autarca e acérrimo defensor da Ria, aproveitou a primeira visita a Estarreja do Secretário de Estado para enfatizar a luta que tem travado com o projeto agrícola e ambiental do Baixo Vouga que, apesar das promessas, “não consegue vingar junto dos consecutivos governos”.

Uma luta que não pertence apenas a Estarreja mas a toda a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA). Na referida sessão de encerramento do Seminário Bioria, Ribau Esteves, Presidente da CIRA, apontou a “incapacidade do Ministério do Ambiente” para delinear uma estratégia impulsionadora e acrescentou ainda que o governo está a tomar uma “decisão errada ao retirar receita” e ao fazer um “investimento igual a zero” na Ria de Aveiro.
 

Estarreja é um bom exemplo verde

No mesmo dia em que foi apresentado publicamente o Quadro Comum de Investimentos da Região de Aveiro, com o objetivo de alcançar financiamento europeu e onde as questões da Ria e do Baixo Vouga Lagunar são prioritárias, decorreu o Seminário Bioria: “O capital Natural como fonte de desenvolvimento económico”.

Os dois painéis que preencheram a tarde de 12 de julho no Cine-Teatro de Estarreja partilharam palavras-chave como biodiversidade, ecossistemas, turismo, investimento, valorização e sustentabilidade, tendo Estarreja como exemplo de trabalho e de evolução de modelo de desenvolvimento bem conseguido.

Carlos Borrego, ex-ministro do Ambiente e atual diretor do Deparamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro (UA), não deixou de referir durante a sua apresentação acerca da “Evolução da Qualidade Ambiental de Estarreja” que “a qualidade de vida das populações e do ambiente tem melhorado em Estarreja”. Também a integração do homem como coparticipante na melhoria contínua da qualidade ambiental foi apontada como fundamental em distintas intervenções, já que “o homem faz parte integrante dos ecossistemas e é figura preponderante na biodiversidade”, rematou Carlos Fonseca, coordenador da unidade de Vida Selvagem do Departamento de Biologia da UA, no final da sua intervenção “Bioria - Conhecer para Valorizar”.


I Feira ObservaRia será em Estarreja

O Seminario Bioria, dividido em dois paineis “Turismo da Natureza” e “Economia e Sustentabilidade”, contou ainda com os trabalhos de João Carlos Farinha, responsável pela divisão de Valorização de Áreas Classificadas do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), de Bernardo Barreto, da Birds & Nature Tours, de Arlindo Cunha, antigo Ministro da Agricultura, Cidades e Ambiente, e de Rui Costa, Professor do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da UA.

Aproveitando o potencial da nossa região e a experiência na grande Lisboa da Observa Natura, foi anunciado por José Eduardo de Matos, que Estarreja organizará, em parceria com o ICNF, a primeira Feira ObservaRia em 2014. Uma extensão da feira ObservaNatura, único evento em Portugal dedicado ao Turismo Ornitológico que reúne um vasto programa com atividades em torno da observação das aves.

Filipe Teles e Artur da Rosa Pires, ambos Professores do Departamento de Ciências Sociais, Politicas e do Território da UA, foram os convidados para moderar a mesa nesta tarde dedicada às questões de valorização ambiental do município, do país e da região.
 

Garantia de futuro

O Seminário Bioria foi o momento escolhido para a assinatura do Protocolo de Cooperação entre o Município de Estarreja e a Universidade de Aveiro. Esta parceria chapéu foi celebrada entre José Eduardo de Matos, Presidente do Município de Estarreja, e Carlos Pascoal Neto, Vice-Reitor da Universidade de Aveiro, na sessão de abertura do referido seminário. Um contrato que pretende formalizar o trabalho conjunto que tem sido desenvolvido nos últimos anos entre as duas instituições. Trata-se de um protocolo de conteúdo abrangente, no âmbito do projeto Bioria, que “junta o conhecimento que a Universidade tem, com o sentido da terra que nós partilhamos”, explica o autarca estarrejense.

Galeria do fotos do Seminário BioRia aqui

 

Seminário Bioria arranca com olhares positivos para os recursos naturais Seminário Bioria arranca com olhares positivos para os recursos naturais Seminário Bioria arranca com olhares positivos para os recursos naturais Seminário Bioria arranca com olhares positivos para os recursos naturais Seminário Bioria arranca com olhares positivos para os recursos naturais