Notícias

Inaugurado o último Percurso da Natureza do Bioria

quarta, 17 de julho

Inserida no Seminário Bioria, a inauguração do Percurso de Fermelã, oitavo e último da Rede de Percursos Pedestres e Cicláveis, decorreu na manhã do passado domingo, 14 de julho, com visita guiada em bicicleta.

O novo trilho fecha a Rede de Percursos Pedestres e Cicláveis, que atravessa o genuíno e extinto habitat Bocage da Região do Baixo Vouga Lagunar, ficando a totalizar mais de 50 quilómetros de distância para observação de centenas de espécies raras.

Este é “o maior percurso da rede”, explicou Norberto Monteiro, coordenador do Bioria, durante a sessão de inauguração. São cerca de 10 quilómetros de trajeto que desenha “uma espécie de oito” característica que o permite dividir-se em dois, com uma primeira parte pedestre. “Uma inovação a pensar no visitante”, expõe Norberto Monteiro.

Conforme se pode ler na placa que define o início do trilho, o Percurso de Fermelã, próximo da Ria de Aveiro, “trilha os passos da agricultura rural numa paisagem única onde se sente a tranquilidade no ambiente mágico do Bocage”. As visitas guiadas estão disponíveis para este novo percurso, assim como para toda a rede da natureza criada pelo Bioria que totaliza agora cerca de 50 quilómetros.

O BioRia, projeto pioneiro na conservação e requalificação da natureza, é da responsabilidade da Câmara Municipal de Estarreja que, desde 2005 com o Percurso de Salreu, posicionou o concelho como uma referência nas dinâmicas ambientais nacionais, pintando-o com as cores vivas da natureza.

 

Fotografias do Seminário BioRia disponíveis na Galeria de Imagens, neste link

Inaugurado o último Percurso da Natureza do Bioria Inaugurado o último Percurso da Natureza do Bioria Inaugurado o último Percurso da Natureza do Bioria Inaugurado o último Percurso da Natureza do Bioria Inaugurado o último Percurso da Natureza do Bioria