Notícias

Portugal-Moçambique: A Língua Portuguesa como Fator de Investimento

Encontro-debate 22 julho 2013 | Cine-Teatro de Estarreja

sexta, 19 de julho

A Câmara Municipal de Estarreja e a Associação Cultural Luso-Moçambicana (ACLM) estreitam relações, com o objetivo de aproximar culturas, dar visibilidade aos produtos locais e disponibilizar informação aos empresários. Um primeiro encontro destinado à população está agendado para dia 22 de julho, às 15h30, no Cine-Teatro Estarreja.


Após uma reunião envolvendo as duas entidades onde se discutiram ideais e intenções, com a presença do presidente do Município, José Eduardo de Matos, do presidente da ACLM, Abel Ferreira e do presidente da Casa de Moçambique, Enoque João, será agora promovido um Encontro-debate, com a presença de diversas personalidades moçambicanas, onde se pretende destacar a língua portuguesa como elemento potenciador do entendimento entre dois povos, nomeadamente dos domínios áreas cultural, empresarial e social. Da parte da manhã, a comitiva moçambicana visitará o município sendo recebida às 9h30 nos Paços do Concelho.

 
A ACLM, com sede em Baião, e direcionada para o norte do país, procura expandir-se no território português e promover a ligação com as diversas zonas de Moçambique, encontrando em Estarreja o interesse e a abertura em fazer a ponte entre o Município e o país africano, onde já se encontram empresários locais.

 
Em Estarreja, será referenciada a zona de Inhambane, situada a norte de Maputo, onde a Tensai Indústria S.A., empresa sediada no Eco Parque Empresarial de Estarreja que emprega 300 trabalhadores nesta cidade, tem em curso um investimento na ordem dos 20 milhões de euros para a criação de uma nova fábrica da empresa de equipamentos de frio, como arcas e frigoríficos.

 
O encontro é aberto a todos os interessados e tem como finalidade promover as relações e a cooperação entre Portugal e Moçambique, fomentando as relações e o intercâmbio com os cidadãos moçambicanos e portugueses e realçando a importância da nossa língua para estreitar os laços entre os dois países, nas diversas áreas, desde a empresarial, ao turismo, cultura, gastronomia ou indústria.

 
A sessão contará com as seguintes presenças:

. Presidente de Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos

. Cônsul de Moçambique, Arnaldo Nhabinde

. Presidente da ACLM - Associação Cultural Luso Moçambicana, Abel Ferreira

. Membro da ACLM e Arquiteto da CM Estarreja, Paulo Reis

. Juiz Conselheiro do Tribunal Supremo de Moçambique e Presidente da Assembleia da  ACLM, Leonardo Simbine

. Presidente da Casa de Moçambique, Enoque João

. Conselheiro do Governo da República e Diretor do Clube Desportivo do Ferroviário, Joaquim João Fernandes

. Membro da direção ACLM, Fundador da ADECH e  Produtor na TVM Eugénio Benhe

. Secretário da OJM - Organização da Juventude Moçambicana, Arnaldo Machivene

. Gestor do Programa Provincial de Desenvolvimento de Inhambane, Suege Azevedo

 

Programa da deslocação da comitiva moçambicana a Estarreja

 

09h30 Receção nos Paços do Concelho

10h00 BioRia – Percurso de Salreu

11h00 Eco Parque Empresarial

11h30 Ria de Aveiro – Pardilhó

12h30 Casa-Museu Egas Moniz

15h30 Encontro – Debate no Cine-Teatro

Ficheiros anexos
Portugal-Moçambique: A Língua Portuguesa como Fator de Investimento