Notícias

Câmara Municipal obrigada a intervir de novo para suster avanço de água salgada no Baixo Vouga Lagunar

quinta, 25 de julho

Depois de no passado mês de Abril ter intervido na margem sul do Esteiro de Canelas, reparando 6 rombos provocados pelo avanço das águas da Ria, a Câmara Municipal de Estarreja foi este mês obrigada a intervir repetidamente na margem  norte do mesmo esteiro para resolver situações similares. Porém, dadas as marés vivas antecipadas e porque a consolidação desta margem é muito inferior à da margem sul, onde desde há muito existe caminho de circulação, as tentativas de reparação do rombo de maior dimensão tem sido até agora infrutífera.

Já foram efetuadas quatro intervenções de reparação e das quatro vezes a força das marés em preia-mar, destrói todo o trabalho efetuado. Hoje mesmo, a Câmara Municipal está a executar mais uma tentativa de reparação, agora c/ utilização de outro tipo de material e equipamento pesados, com o objetivo de tentar solucionar o problema.

Importa referir que nesta situação, como na situação da margem sul (e em tantas outras ao longo dos últimos anos) a Câmara está a exercer um papel que cabe à Administração Central e agora aos Ministérios da Agricultura e do Ambiente.

Agora, como em Abril passado, a autarquia apela ao(s) Ministério(s) para que intervenham de facto, no curto prazo, ajudando a autarquia nestas operações que vão surgindo e no médio prazo com o avançar para a execução cada vez mais urgente do projeto do Baixo Vouga.

Câmara Municipal obrigada a intervir de novo para suster avanço de água salgada no Baixo Vouga Lagunar Câmara Municipal obrigada a intervir de novo para suster avanço de água salgada no Baixo Vouga Lagunar Câmara Municipal obrigada a intervir de novo para suster avanço de água salgada no Baixo Vouga Lagunar