Notícias

BioRia num dos maiores eventos europeus de birdwatching

quinta, 27 de fevereiro

A Câmara Municipal de Estarreja regressa a Espanha para divulgar o BioRia, o património natural concelhio e a ObservaRia 2014 na FIO – Feira Internacional de Turismo Ornitológico – Extremadura Birdwatching Fair. Também este fim-de-semana, o projeto estarrejense será promovido no VIII Congresso de Ornitologia da SPEA.  

O projeto ambiental de preservação da natureza de referência nacional e internacional, sendo considerado um paraíso de birdwatchers, com 13 mil visitas em 2013, marcará presença em simultâneo nos dois eventos, em parceria com o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (na FIO) e com a SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (Congresso de Ornitologia).

O principal objetivo é promover o património natural de Estarreja, o BioRia e o evento internacional ObservaRia que Estarreja acolhe nos dias 12 e 13 de abril, no Multiusos e no Parque Municipal do Antuã. Para a autarquia estarrejense estes representam momentos importantes de divulgação do património natural de Estarreja, do BioRia e dos percursos naturais, com enfoque especial nas atividades de observação de aves e na ObservaRia, cuja realização vem sublinhar o estatuto singular da nossa região no contexto do “birdwatching”.

O BioRia disponibilizará aos visitantes informações detalhadas sobre a rede de percursos pedestres do concelho, num total de 8 com cerca de 50km de extensão, possibilitando explorar e conhecer os segredos da vida selvagem.

VIII Congresso de Ornitologia da SPEA
O maior evento nacional de ornitologia e o ponto de encontro entre investigadores, ornitólogos e estudantes está marcado para os dias 1 a 4 de março, em Almada, no Fórum Municipal Romeu Correia. Nesta edição, o congresso dará especial destaque aos temas da migração e ecologia espacial das aves; aves como indicadores ambientais; ecologia e conservação de aves marinhas e impactes nas aves resultantes de grandes infraestruturas, entre outros.

Feira Internacional de Ornitologia (FIO) – Extremadura Birdwatching Fair
Um ponto de encontro para profissionais e entusiastas da natureza num cenário único: o Parque Nacional Monfragüe. A Extremadura Birdwatching Fair (FIO) celebra a sua 9ª edição de 28 de fevereiro a 2 de março. Este evento colocou a Extremadura no mapa europeu do turismo de natureza e tornou-se uma referência para o setor. É, de facto, a maior feira do gênero no sul da Europa.

ObservaRia Estarreja 2014 [12 e 13 de abril]
Estarreja organizará, em coorganização com o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a primeira Feira ObservaRia em 2014, nos dias 12 e 13 de abril. Trata-se de uma extensão da feira ObservaNatura, único evento em Portugal dedicado ao Turismo Ornitológico que reúne um vasto programa com atividades em torno da observação das aves.

O programa para a feira em Estarreja prevê a realização de palestras, ações de formação, workshops, ateliers de educação ambiental, passeios (pedestres, em barco moliceiro, em veículo elétrico, em kayak), voo cativo em balão de ar quente e concurso de fotografia.

O Município de Estarreja é um destino privilegiado pela excelência dos seus habitats que são autênticas maternidades para espécies protegidas, como por exemplo a Garça-vermelha. Nesta feira dedicada ao Turismo Ornitológico e à Observação de Aves, Estarreja lança o convite para participar nas atividades ao ar livre, workshops e ateliês, tendo como horizonte a beleza natural da zona ribeirinha e dos Percursos BioRia. Aventure-se a descobrir todos estes mistérios naturais…

Especialistas de renome mundial marcam presença no evento
O ilustrador Killian Mullarney, o observador de aves David Lindo e o fotógrafo de aves René Pop são nomes já confirmados para a ObservaRia Estarreja 2014.

Killian Mullarney é um dos melhores ilustradores a nível mundial e autor do mais completo guia de aves da Europa. David Lindo, o "Urban Birder", é um conceituado observador de aves do Reino Unido, apresentador de diversos programas sobre aves e de natureza, incluindo programas da BBC. René Pop é um dos mais completos fotógrafos de aves da atualidade, colaborador da revista Dutch Birding.

São entidades parceiras na organização da ObservaRia o Turismo do Centro de Portugal, a SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e a Birds & Nature Tours.

BioRia num dos maiores eventos europeus de birdwatching