Notícias

Região de Aveiro apresenta Estratégia de Desenvolvimento Territorial para 2014-2020

Conferência realiza-se esta quinta-feira, dia 18 de setembro, com a participação do Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional

quarta, 17 de setembro

Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro realiza uma conferência de apresentação da Estratégia Territorial de Desenvolvimento da Região para o período 2014-2020. O evento tem lugar dia 18 de setembro, pelas 14h15 horas, no Salão Nobre da CIM Região de Aveiro.

Na sessão será apresentada a Estratégia Regional definida para o próximo Quadro Comunitário e serão avançados dados preliminares sobre os investimentos enquadrados no Plano Territorial de Desenvolvimento para 2007-2013, implementado com o apoio financeiro do QREN.

Sob o tema do desenvolvimento regional, a conferência conta com as intervenções de José Eduardo de Matos, Secretário Executivo Intermunicipal; Filipe Teles, Pró-Reitor da UA; Manuel Assunção, Reitor da UA; José Ribau Esteves, Presidente do Conselho Intermunicipal da Região de Aveiro; Ana Abrunhosa, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), e Manuel Castro Almeida, Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional.

A Estratégia de Desenvolvimento Territorial 2014-2020 resulta de um trabalho apurado de diagnóstico socioeconómico e da interação entre os diferentes interlocutores regionais. Este processo tornou possível a apresentação de uma visão alargada, pública e privada, plural e consensualizada de enquadramento do bem comum regional.

Fruto da cooperação CIRA-UA, reflete o caminho experienciado na elaboração e implementação da estratégia integrada pós 2007, com o cruzamento de saberes, a capacitação institucional e o ambiente positivo, que dotaram a Comunidade Intermunicipal e os seus 11 Municípios de projetos valorizadores do capital humano, social e natural da Região de Aveiro.


A conferência de dia 18 de setembro marca o início de um conjunto de ações regionais (conferências e workshops) e de 11 apresentações municipais, que visam estimular a discussão e participação da sociedade civil em torno das estratégias de desenvolvimento para Região. Este programa de divulgação culmina com a realização do Congresso da Região de Aveiro, agendado para março de 2015.

Região de Aveiro apresenta Estratégia de Desenvolvimento Territorial para 2014-2020