Notícias

114 mil visitas no BioRia | Subida de 41% indica recorde em 2015

Explore a natureza em kayak, bicicleta ou charrete

quinta, 24 de março

Entre os que chegam aos trilhos de natureza de Estarreja contam-se turistas, adeptos do birdwatching e da fotografia de natureza, praticantes de desporto, os que procuram um espaço ao ar livre para passear ou apenas para contemplar a biodiversidade existente. Sejam quais forem os interesses que os motivam e o lugar de onde venham, do país e do estrangeiro, os visitantes do BioRia estão a aumentar de ano para ano. 

Entre 2010 e 2105, foram contabilizadas 82 mil visitas aos percursos de Estarreja, no período em que o CIA – Centro de Interpretação Ambiental, localizado no Cais do Ribeiro de Salreu, está aberto e permite uma monitorização dos visitantes. Contudo, estima-se que o número total de visitas tenha chegado aos 114 mil.

2015 foi o ano em que o BioRia mais visitas registou excedendo todos os anos anteriores. Se em 2014, entre abril e setembro, passaram pela porta de entrada do BioRia cerca de 17 mil visitantes, o ano passado esse indicador aumentou substancialmente, numa subida de 41%, tendo sido registadas 24 mil pessoas. Ao longo de todo o ano o número de entradas livres e espontâneas terá chegado aos 33 mil.


Visitas guiadas durante todo o ano

Inserem-se neste universo cerca de duas mil pessoas que participaram em 2015 nas visitas guiadas à Rede de Percursos Pedestres, disponíveis em qualquer altura do ano. Realizaram-se um total de 150 visitas deste tipo, sendo a maior parte de veículo elétrico e em menor número a pé e de bicicleta. 

A realização da ObservaRia – Feira internacional de Turismo de Natureza e Birdwatching, que terá a sua 3ª edição em 2017, e da BioRace – Corrida de Obstáculos, que regressa a 24 de setembro de 2016, terão alavancado o número de visitas. Outra aposta da Câmara Municipal de Estarreja que influencia positivamente o número de visitas é o funcionamento do CIA durante todo o ano, mesmo durante a época baixa em que, entre outubro e março, está aberto aos fins de semana (ver horários). 


Explore a natureza em kayak, bicicleta ou charrete

O Centro de Interpretação Ambiental (CIA), estrategicamente localizado no início do Percurso de Salreu, é a porta de entrada na Ria de Aveiro como ponto de receção dos visitantes. Há oito trilhos e 50 quilómetros para descobrir no Município de Estarreja.

Para além das visitas guiadas, que podem ser efetuadas ao longo de todo o ano (marque aqui a sua visita), acompanhadas por técnicos qualificados que transmitem informações acerca da fauna, da flora e das atividades tradicionais, pode partir à descoberta deste património natural a pé, de bicicleta ou de carro elétrico. Os kayaks são também uma excelente alternativa para apreciar a beleza paisagística de um outro ponto de vista. O CIA disponibiliza equipamentos de apoio à visitação.

Passeios de Charrete (www.facebook.com/passeioscharretebioria) é mais uma opção para quem quiser visitar os Percursos BioRia. O casal Sandro Esteves e Carla Susana são os promotores da atividade, comprovando que o turismo de natureza pode originar negócios locais bem sucedidos. O convite é irrecusável… 

114 mil visitas no BioRia | Subida de 41% indica recorde em 2015 114 mil visitas no BioRia | Subida de 41% indica recorde em 2015 114 mil visitas no BioRia | Subida de 41% indica recorde em 2015 114 mil visitas no BioRia | Subida de 41% indica recorde em 2015 114 mil visitas no BioRia | Subida de 41% indica recorde em 2015