Notícias

Estarreja, o único Município do Centro e Norte presente na Nauticampo

quarta, 9 de fevereiro

Apenas dois municípios estiveram representados na Nauticampo. Estarreja foi o único representante da zona Centro e Norte do país. Os visitantes do Salão Internacional de Navegação de Recreio, Desporto, Aventura, Caravanismo e Piscinas ficaram a saber que a “Natureza Mora em Aqui!”, em Estarreja. O BioRia, projecto da Câmara Municipal, marcou presença no certame que decorreu na última semana, na FIL, em Lisboa.

O BioRia esteve enquadrado no sector de Turismo de Natureza, ao lado de grandes referências, nomeadamente o Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e FCMP – Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

Estarreja promoveu a rede de percursos pedestres do concelho e a observação de aves (birdwatching), tendo como principais objectivos difundir este projecto ambiental e atrair mais visitantes ao município.

A grande maioria dos visitantes da Nauticampo não conhecia Estarreja e agora associa o Município à Natureza e ao seu potencial, tão bem evidenciado pelo stand, para o birdwatching e passeios em percursos com elevada beleza paisagística. “Não sabia que Estarreja tinha coisas tão bonitas”, elogiava um curioso.

O expositor “verde” recebeu muitos elogios e suscitou a curiosidade dos visitantes, pelas belas imagens que invadiram o espaço, mas também pelas cadeiras e mesa feitas em cartão, com o apoio da empresa estarrejense Rebelo Artes Gráficas.

Orgulhosa por “ver a minha terra representada aqui em Lisboa”, uma professora residente em Lisboa e natural de Estarreja afirmou estar “muito feliz por saber que estão a desenvolver a minha terra”. E agendará ainda este ano visitas ao BioRia para dar a conhecer aos seus alunos este habitat natural, considerada a melhor amostra dos ecossistemas das zonas húmidas em Portugal.

Aliás foram promissores os contactos com vários docentes que pretendem promover visitas escolares à rede de percursos pedestres de Estarreja. Noutro campo, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril manifestou o interesse em desenvolver estágios com o projecto BioRia que tem tido um grande desenvolvimento e apostado no Turismo de Natureza.

O projecto despertou também a curiosidade do público familiar, entusiasmado com a possibilidade de usufruir do equipamento disponível no Centro Ambiental, nomeadamente bicicletas, kayaks ou o carro eléctrico, destinado a pessoas com problemas de mobilidade. Vir ao BioRia em família é, sem dúvida, uma boa escolha para um dia bem passado, em contacto com a frente lagunar da Ria de Aveiro.

Também o público sénior tem no BioRia uma boa opção para um passeio junto à natureza e aos canais alagados do Baixo Vouga Lagunar. Vários grupos manifestaram a intenção de realizar excursões a Estarreja, à semelhança do que tem acontecido com dois grupos de Lisboa que visitam regularmente os percursos do BioRia, os Caminheiros da Portela e o Grupo Flamingos.

Criado em 1967, a Nauticampo é o maior salão de lazer em Portugal e um dos mais antigos da Europa, reunindo a melhor oferta para a prática da Náutica, do Turismo ao ar-livre e de desportos que potenciem o contacto com a natureza, dando resposta aos novos estilos de vida e para toda a família.

Ao participar na Nauticampo, assim como na Vida Natura, Feira de Desporto, Ar Livre e Lazer, na Exponor, no Porto, o BioRia pretende chegar a um público heterogéneo, através das principais montras nacionais, que se realizam em Lisboa e Porto, reflectindo-se posteriormente no número crescente de visitantes ao Concelho, que desta forma ficam a conhecer o potencial de Estarreja para o Turismo de Natureza.

Estarreja, o único Município do Centro e Norte presente na Nauticampo Estarreja, o único Município do Centro e Norte presente na Nauticampo