Notícias

BioRia é um dos 6 finalistas na categoria Sustentabilidade Ambiental

quinta, 17 de fevereiro

O Projecto BioRia – Centro de Interpretação Ambiental e Novos Percursos, promovido pela Câmara Municipal de Estarreja, é um dos 6 finalistas na categoria Sustentabilidade Ambiental da 6ª edição dos Prémios Turismo de Portugal.

Os projectos turísticos de excelência merecem um prémio. E nessa medida, o Turismo de Portugal, I.P., instituiu a iniciativa “Prémios Turismo de Portugal” que visa premiar e divulgar projectos e iniciativas de relevância turística que tenham contribuído, de forma significativa, para a qualificação da oferta e para o reforço da competitividade do sector.

Na categoria Sustentabilidade Ambiental pretende-se premiar projectos materiais e/ ou imateriais, de natureza empresarial ou pública, que se traduzam na aplicação de práticas de sustentabilidade ambiental no recurso ou na sua envolvente.

Os projectos candidatos deverão provar o seu contributo para a qualificação da oferta turística, para o reforço da atractividade do destino e para o enriquecimento da experiência do turista, numa lógica de desenvolvimento turístico sustentável.

Nesta 6ª edição foram recebidas 147 candidaturas, das quais 140 foram consideradas elegíveis para se apresentarem a concurso. Os vencedores da 6ª Edição dos Prémios Turismo de Portugal serão conhecidos por ocasião da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, no dia 23 de Fevereiro de 2011.

Website www.turismodeportugal.pt


BioRia, a Natureza mora aqui…

Recorde-se que o BIORIA foi um dos 15 seleccionados para o Royal Destination Award 2007 for Sustainable Tourism in Europe, um prestigiado prémio europeu que distingue projectos inovadores ao nível de turismo sustentável em toda a Europa.

O projecto estarrejense foi ainda galardoado com o Prémio Anual Intervenção Ambiental/Ambiente da Região de Turismo Rota da Luz 2007.

Esse tesouro natural situa-se no Baixo Vouga Lagunar, onde a Câmara Municipal de Estarreja desenvolveu o projecto ambiental BioRia, criado em 2004, com o objectivo de divulgar e preservar tão valioso património natural.

Para tal foram criados percursos (de Salreu, do Rio Jardim, Canelas, do Bocage, Canelas/Salreu e do Rio Antuã, Beduído/Salreu), equipados com as infra-estruturas e condições necessárias (zonas de descanso, placas informativas, sinalização, torre de observação), que tornam estes habitats acessíveis à visitação humana.

Entre a variada paisagem natural, o mosaico rural e genuíno denominado "Bocage” é um raro habitat característico do Baixo Vouga Lagunar que em Portugal apenas existe nesta região e é invulgar em toda a Europa.

"Ao percorrer os trilhos que seguem os esteiros de Salreu e Canelas temos a oportunidade de assistir a uma aula natural em que, a qualquer momento, podemos ser surpreendidos com a parada nupcial de um casal de águias-sapeiras, com o risco azul-metálico de uma pica-peixe em voo rasante, com a pose quieta das garças-vermelhas, que aqui se agrupam na maior colónia da espécie em Portugal, ou até com uma rela, tão verde como as plantas por onde trepa”. Suplemento Fugas, Jornal Público, 12 de Junho de 2010


"Ser verdadeiramente ecológico é deixar o carro em casa e viajar de comboio até ao apeadeiro de Canelas ou de Salreu, nas proximidades de Estarreja. Daí até ao Centro Ambiental é um pulo". (...) “são as muitas espécies de aves que atraem a maior parte dos visitantes, algumas delas com o estatuto de conservação prioritária, como é o caso da garça-vermelha e do tartaranhão-ruivo-dos-pauis. Os altos índices de biodiversidade são explicados pela presença do rio Antuã e do Esteiro de Salreu que, ligados por uma rede de valas, permitem a comunicação entre os diversos habitats”. Revista Visão, 3 de Junho de 2010


» O comboio é o meio de transporte privilegiado para chegada aos locais de início dos percursos:

Percursos de Salreu e do Rio Jardim: Saia no Apeadeiro de Salreu
Percurso do Bocage: Saia no Apeadeiro de Canelas e veja as indicações a poente (300m para sul)
Percurso do Rio Antuã: Saia na Estação de Estarreja e veja as indicações a poente (500m para sul)


» Centro Ambiental do BioRia

O Centro de Interpretação Ambiental de Salreu, localizado no início do Percurso de Salreu do BioRia, tem como função a recepção dos visitantes, disponibilizando informação e equipamento de apoio à visitação.

BioRia é um dos 6 finalistas na categoria Sustentabilidade Ambiental