Notícias

Portal Aves de Portugal indica Estarreja como um dos locais de eleição

quinta, 24 de fevereiro

Estarreja é referida como um dos melhores locais para observar aves. O portal “Aves de Portugal”, a grande referência para os observadores de aves em Portugal, indica “Estarreja – Salreu” como uma das zonas com potencial para a observação de aves.

Portugal apresenta excelentes condições para a observação de aves no seu meio natural. No portal avesdeportugal.info encontra informação sobre os melhores locais de observação com informações sobre as espécies que poderá observar em cada um deles.

Este é um dos sites de aves mais visitados a nível mundial, de acordo com o ranking publicado no site birdingtop500.com, estando neste momento em 20º lugar.

A ficha sobre Estarreja apresenta informação sobre o enquadramento, caracterização e localização do município e uma descrição dos seus habitats que são contornados pela Rede de Percursos do Projecto BioRia permitindo um contacto muito próximo com as aves.

De realçar o elevado numero de espécies referenciadas no Concelho, sendo as aves classificadas de especialidades, outras espécies e raridades.

A Freguesia de Salreu apresenta os arrozais mais a norte do país, bem como uma das mais importantes manchas de caniçal, sinónimos de uma rica e variada avifauna, incluindo algumas espécies com maior representatividade no panorama nacional.

Nas vizinhas freguesias mais a sul, Canelas e Fermelã, é possível encontrar o raro e genuíno habitat denominado “Bocage”, apresentando uma valiosa e bem conservada galeria ripícola que alberga um vasto conjunto de espécies.

O microssite “Chegadas”, sobre a chegada primaveril e a partida outonal de aves migradoras no território continental português, comprova que Estarreja é um dos locais privilegiados para a observação de aves.

No relatório final de 2010, na listagem dos dez locais com maior número de registos do país, Salreu aparece em 3º lugar com 19 ocorrências, o mesmo número verificado na Ria de Alvor (Portimão). Na frente deste ranking está a Quinta do Lago (Loulé) com 24 observações registadas.

Portal Aves de Portugal indica Estarreja como um dos locais de eleição