Notícias

Envolver a comunidade na protecção do ambiente

quinta, 19 de maio

O BioRia promoveu, no último fim-de-semana, a acção de formação "Educador Ambiental", tendo como objectivo desenvolver as competências dos participantes na área da Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável. 20 pessoas, desde estudantes, professores, geólogos, jardineiros, arquitectos paisagísticos, agrónomos, biólogos ou interessados na temática ambiental, vindos de vários pontos do país desde a Póvoa do Varzim até Lisboa, participarem neste curso de dois dias, em Salreu.

Foram diversos os temas desenvolvidos e debatidos com a contribuição de todos os participantes, tais como os problemas ambientais, as respostas da sociedade, a actuação da Educação Ambiental e estratégias e técnicas a desenvolver nesse campo.

O saldo da acção é positivo tendo contribuído também para divulgar o património natural de Estarreja, que a maioria dos participantes desconhecia.

Considerando o interesse demonstrado pela temática e a quantidade de interessados que não puderam participar pela falta de vagas, o BioRia pretende promover novas actividades e acções de formação que envolva a comunidade, em prol de uma cidadania activa e da preservação do Ambiente.

Durante a acção de formação foi apresentado o Projecto Rios que poderá vir a ser implementado no Município de Estarreja. Pretende-se dar resposta à problemática, de âmbito global, referente à alteração e deterioração da qualidade dos rios e à falta de um envolvimento efectivo dos utilizadores e da população em geral. O projecto consiste na protecção de um troço de 500 metros de um rio ou ribeira local, envolvendo a comunidade, de forma voluntária, na sua preservação.

» A realização deste curso coincidiu com a abertura do Centro de Interpretação Ambiental de forma permanente até Setembro com o seguinte horário: segunda a sexta, das 15h às 19h30, e aos fins-de-semana e feriados, das 9h às 12h e das 13h30 às19h30.

 Próximas actividades do BioRia

Todos os sábados e domingos (Maio a Setembro)
. Veículo eléctrico 9h30 e 17h
. Passeios em kayak (mediante consulta de marés no CIA)
. Visitas em grupo todo o ano mediante previa marcação (mínimo 10 visitantes)
Inscrições visitabioria@cm-estarreja.pt ou presencial no CIA

18 e 19 de Junho Curso de Ilustração Científica
inscrições visitabioria@cm-estarreja.pt 

6 e 7 Agosto Maratona Fotográfica 24h BioRia
inscrições visitabioria@cm-estarreja.pt 

27 de Agosto III Passeio em Kayak pelas Ribeiras de Veiros

17 e 18 de Dezembro Curso de Iniciação ao Birdwatching
booking@birds.pt 


Ciência Viva Biologia no Verão
Visitas guiadas

PR1 Percurso de Salreu (veículo eléctrico)
20 Julho, 17 Agosto, 14 Setembro [9h30]

PR2 Rio Jardim (pé)
27 Julho, 10 Agosto [9h30] 

PR3 Percurso do Bocage (bicicleta)
3, 31 Agosto 9h30 

PR4 Rio Antuã (bicicleta)
10 Agosto, 7 Setembro 9h30

Visita Nocturna Percurso de Salreu Biologia/ Astronomia
18 Agosto 20h30

Inscrições www.cienciaviva.pt/veraocv/2011

Envolver a comunidade na protecção do ambiente Envolver a comunidade na protecção do ambiente Envolver a comunidade na protecção do ambiente