Notícias

BioRia: Mais de 3 mil visitas em mês e meio

Quinta, 14 de Julho

É um número recorde de visitantes à área natural de Estarreja. Desde o início da temporada de Verão, com a abertura diária do CIA – Centro de Interpretação Ambiental do BioRia, a 21 de Maio, os percursos receberam a visita de mais de 3000 pessoas.

A Câmara Municipal de Estarreja regozija-se com o crescimento do recorde de visitantes, registado na abertura da época, um dado extremamente positivo que evidencia a evolução contínua deste projecto ambiental. Comparativamente ao ano anterior, o número de visitantes duplicou em relação ao mesmo período.

A ampliação geográfica do BioRia a outras freguesias do concelho permitindo o usufruto de mais percursos, a abertura a um leque mais variado de áreas de interesse, como observação de aves, fotografia, desporto e lazer, astronomia ou educação ambiental, e as diversas formas de divulgação implementadas contribuem para os números alcançados.

A participação em feiras como a Nauticampo em Lisboa ou a Vida Natura no Porto, ou a presença do BioRia e do seu plano de actividades em diversos locais estratégicos (hotel, escolas e outros organismos públicos) têm dado a conhecer o projecto da Câmara Municipal de Estarreja a um público cada vez mais heterogéneo.

Estarreja é por exemplo um dos mais dinâmicos municípios inseridos no programa nacional “Ciência Viva no Verão”, que propõe milhares de actividades espalhadas por todo o país, entre as quais, um conjunto de propostas associadas ao projecto BioRia.

No âmbito da Biologia, é mesmo Estarreja o Município que oferece mais actividades. São sugeridas visitas guiadas a pé, de bicicleta e de veículo eléctrico aos diferentes percursos do BioRia, anilhagem científica de aves e uma visita nocturna ao Percurso de Salreu. A Astronomia no Verão é outra componente desse programa, com uma sessão em Estarreja, na zona do Baixo Vouga Lagunar, agendada para dia 18 de Agosto.

A acompanhar este crescimento de visitas no terreno, também se verifica um aumento no número de visitas ao sítio do BioRia na internet. www.bioria.com registou uma subida de 36 %, analisando o primeiro semestre do ano. Em 2011, as visitas ultrapassam as 5200.
 
Nova estrutura amovível

Junto ao CIA, funciona agora uma estrutura amovível que, após ter sido utilizada na Feira Vida Natura, foi instalada ao lado do Centro Ambiental, no início do Percurso de Salreu, facilitando o contacto dos técnicos com os visitantes.

Este é um posto de informação onde é fornecida informação acerca da rede de percursos pedestres, disponibilizados guias de campo e diversos equipamentos de apoio à visitação e venda de produtos de merchandising.

 

ACTIVIDADES BIORIA EM AGENDA

» Ciência Viva
Biologia no Verão. Visitas guiadas.
. PR1 Percurso de Salreu (veículo eléctrico) 20 Julho, 17 Agosto, 14 Setembro [9h30]
. PR2 Rio Jardim (pé) 27 Julho, 10 Agosto [9h30] 
. PR3 Percurso do Bocage (bicicleta) 3, 31 Agosto [9h30] 
. PR4 Rio Antuã (bicicleta) 10 Agosto, 7 Setembro [9h30]

Astronomia o Verão
Visita Nocturna Percurso de Salreu Biologia/ Astronomia 18 Agosto 20h30

Inscrições www.cienciaviva.pt/veraocv/2011 

» Todos os sábados e domingos (até Setembro)
Veículo eléctrico [9h30 e 17h]
Passeios em kayak (mediante consulta de marés no CIA)
Visitas em grupo todo o ano mediante previa marcação (mínimo 10 visitantes)
Inscrições visitabioria@cm-estarreja.pt ou presencial no CIA

» 6 e 7 Agosto Maratona Fotográfica 24h BioRia
Inscrições visitabioria@cm-estarreja.pt
 
» 27 de Agosto III Passeio em Kayak pelas Ribeiras de Veiros [inscrições lotadas]

» 17 e 18 de Dezembro Curso de Iniciação ao Birdwatching booking@birds.pt


Aventure-se e venha descobrir alguns dos segredos que a Natureza tem para lhe revelar, em Estarreja!

+info: www.bioria.com [inscreva-se na nossa newsletter]


INFO ÚTIL – CIA

Localizado junto ao Cais do Esteiro de Salreu, o CIA – Centro de Interpretação Ambiental do BioRia está aberto diariamente de Junho a Setembro, disponibilizando informação e equipamento de apoio à visitação.

Horário  2ª a 6ª feira 15h-19h30| Fins-de-semana e feriados 9h-12h / 15h30-19h30

Objectivos:
. Criar um mecanismo orientador do visitante para as áreas geográficas circundantes onde se insere a Rede de Percursos pedestres do BioRia
. Disponibilizar equipamento de apoio à visitação: binóculos, bicicletas, guias de campo e mp4 trilingue para visita virtual

Contactos bioria@cm-estarreja.pt |Telefone: 234 840 600

BioRia: Mais de 3 mil visitas em mês e meio BioRia: Mais de 3 mil visitas em mês e meio