Notícias

BioRia pela noite dentro

quarta, 24 de agosto

A astronomia e a biologia deram as mãos numa noite muito singular. 70 pessoas participaram na visita nocturna ao Percurso de Salreu – Astronomia e Biologia no Verão, no âmbito do programa nacional Ciência Viva, que se realizou na última quinta-feira. A sessão despertou a curiosidade e interacção dos participantes, com os mais resistentes a permanecerem no percurso até às 2h da manhã!

Com os olhos postos no céu, para observar os astros ou para mirar uma ave, os visitantes partiram à descoberta de parte do Percurso de Salreu, em plena zona natural do Baixo Vouga Lagunar.

Foram detectados vestígios da presença de mamíferos e aves de rapina, mas os animais não se fizeram aparecer nessa noite dada a dimensão do grupo. Contudo os participantes tiveram a oportunidade de visualizar várias espécies numa projecção emitida ao início da noite, junto à zona dos alpendres, que mostrou imagens da lontra, da geneta ou do toirão, no âmbito do estudo de mamíferos desenvolvido em parceria com a Universidade de Aveiro.

Já as aves deram o ar da sua graça ao replicarem o som emitido artificialmente por um sistema áudio – playback de rapinas nocturnas. Ao estímulo, foi obtida resposta por parte do mocho-galego e do Bufo-real, predador do topo da cadeia alimentar só partilhado na Europa pelo Lobo e pela Águia-real.

As famílias que trouxeram crianças tiveram a vida facilitada e ficaram a conhecer os mistérios da natureza, os sons e as cores da noite, sentados confortavelmente no veículo eléctrico do BioRia. Seja em que horário for, os participantes ficaram com vontade de voltar a esta zona repleta de vida animal.

A próxima visita guiada no âmbito do Ciência Viva está agendada para dia 31 de Agosto, mas há actividades todos os fins-de-semana até Setembro!

 

EM AGENDA…

Ciência Viva Biologia no Verão – Visitas guiadas
Percurso de Salreu (veículo eléctrico) 14 Setembro [9h30]
Percurso do Bocage (bicicleta) 31 Agosto 9h30 
Rio Antuã (bicicleta) 7 Setembro 9h30

Inscrições www.cienciaviva.pt/veraocv/2011


Todos os sábados e domingos (Maio a Setembro)

Veículo eléctrico 9h30 e 17h
Passeios em kayak (mediante consulta de marés no CIA)
Visitas em grupo todo o ano mediante previa marcação (mínimo 10 visitantes)

Inscrições visitabioria@cm-estarreja.pt ou presencial no CIA – Centro de Interpretação Ambiental


Actividades em agenda

27 de Agosto III Passeio em Kayak pelas Ribeiras de Veiros (inscrições lotadas)
17 e 18 de Dezembro Curso de Iniciação ao Birdwatching booking@birds.pt


Aventure-se e venha descobrir alguns dos segredos que a Natureza tem para lhe revelar, em Estarreja!

BioRia pela noite dentro BioRia pela noite dentro BioRia pela noite dentro BioRia pela noite dentro BioRia pela noite dentro