Notícias

200 canoístas à descoberta da Ria em kayak

III Passeio Bioria em Kayak pelas Ribeiras de Veiros

terça, 30 de agosto

Os canais da Ria de Aveiro ganharam cor durante o III Passeio Bioria em Kayak pelas Ribeiras de Veiros, no sábado à tarde. Durante mais de uma hora, 200 canoístas de todas as idades remaram ao longo de dois quilómetros de beleza natural. Um património único que muitos participantes desconheciam.

Após uma caminhada pelo futuro Percurso BioRia das Ribeiras de Veiros, o passeio aquático teve início na Ribeira da Moita, com passagem pela zona do Largo do Laranjo, um largo plano de água onde o vento dificultou a navegação. De resto, fez-se tranquilamente, em águas lisas e sem obstáculos, até à Ribeira de Veiros e o sentimento quando se entra em terra é de voltar a participar. Muitos dos participantes não resistiram a um mergulho nas águas da Ria.

Futuro Percurso das Ribeiras de Veiros

A iniciativa insere-se no programa de actividades do BioRia para este Verão e promove os futuros circuitos do projecto. Inserido na terceira fase de implementação do BioRia, o novo percurso pedestre e ciclável denominado “Ribeiras de Veiros” terá uma extensão de 9 kms, desde o Esteiro de Estarreja, em Beduído, à Ribeira Nova, em Veiros.

A Câmara Municipal já intervencionou parte do trilho, que os participantes tiveram a oportunidade de experimentar antes de entrar em água. Essa empreitada de arranjo de caminhos está a decorrer, custará 42.294 € e será complementada com a futura intervenção do programa Polis nas zonas ribeirinhas. O percurso permite acompanhar esses canais da Ria, com passagens pelas ribeiras da Moita, da Tralhinha, Nova, Moitela e de Veiros.

Para além de promover a prática desportiva aquática, este evento dá a conhecer o Património Natural do Município de Estarreja, em particular, e das Terras Marinhoas em geral. Esta é também uma forma de alertar para a necessidade de recuperação dos esteiros locais, sensibilizando ainda a comunidade para a preservação do ambiente.

A iniciativa promovida pela Junta de Freguesia e pela Câmara Municipal, com o apoio da SIMRIA. Devido à elevada procura, a organização disponibilizou este ano 200 vagas, mais 50 do que em 2010, e que rapidamente foram preenchidas.

200 canoístas à descoberta da Ria em kayak 200 canoístas à descoberta da Ria em kayak 200 canoístas à descoberta da Ria em kayak