Notícias

Estarreja conquista Bandeira Verde ECO XXI

terça, 27 de setembro

Estarreja é um Município ECO XXI. A Câmara Municipal de Estarreja conquistou o galardão, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) aos Municípios portugueses que se destaquem pelas boas práticas de sustentabilidade.

O Município apresentou em Janeiro pela primeira vez a candidatura, voluntária, a este programa. Estarreja alcançou os objectivos definidos para o ano de 2010/2011, distinguindo-se pelo exercício de boas práticas relativamente a políticas de sustentabilidade, o que significa que conseguiu pontuar acima dos 50% da pontuação máxima possível deste índice.

Estarreja evidenciou-se na Educação Ambiental, Qualidade da Água, População servida por Sistemas de Abastecimento de Água, Cooperação com a Sociedade Civil, Informação aos Munícipes, Qualidade do Ar e Áreas Classificadas.

A atribuição da Bandeira Verde ECO XXI não só reconhece o grau de envolvimento do Município tendo em vista o crescimento sustentável, bem como estimula a existência de melhorias contínuas. 

Inspirado nos princípios subjacentes à Agenda 21, o Projecto ECOXXI procura reconhecer as boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas ao nível do município, valorizando um conjunto de aspectos considerados fundamentais à construção do Desenvolvimento Sustentável, alicerçados em dois pilares: a educação no sentido da sustentabilidade e a qualidade ambiental.

Composto por 23 indicadores, este Programa pretende avaliar a prestação municipal em torno de 13 temas considerados chave: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Instituições; Conservação da Natureza; Ar; Água; Energia; Resíduos; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território.

A avaliação do desempenho dos municípios conta com a participação de um conjunto de elementos que formam o júri especializado para a reflexão, análise e avaliação de cada um dos indicadores.

Em 2009, este programa foi chancelado pela Organização das Nações Unidas, como uma iniciativa em consonância com os objectivos da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

A Cerimónia de Entrega do Galardão ECOXXI 2011 decorrerá no dia 29 de Setembro, quinta-feira, na cidade de Pombal, onde estará presente e receberá o galardão o Vereador da Educação, João Alegria.

Estarreja conquista Bandeira Verde ECO XXI