Notícias

Os mais perfeitos bicos-de-lacre do Mundo são criados em Pardilhó

terça, 27 de setembro

O pardilhoense Fernando Domingues, bicampeão mundial de ornitologia, tem objectivos muito ambiciosos para a próxima edição do Campeonato Mundial, agendada para Janeiro de 2012, em Espanha. “Devo levar 20 aves, com perspectiva para 8 medalhas”, anuncia o jovem que é já uma referência no campo dos exóticos africanos, a sua especialidade.

A história de paixão entre Fernando e os bicos-de-lacre – espécie africana de pequeno porte, bico vermelho e plumagem cinzenta – começou bem cedo ainda na sua infância, com a tentativa bem sucedida de salvamento de bicos-de-lacre bebés. Tinha em casa 3 pássaros desta espécie, oferecidos pelo seu avô, e coincidentemente encontrou e levou para casa um ninho que tinha sido abandonado. “As adultas adoptaram os 2 pequenos que sobreviveram e criaram-nos. No ano seguinte começaram a produzir”, lembra.

Uma ligação que foi fortalecendo e culminou no início deste ano com a conquista do título de campeão do mundo em equipas (grupo de 4 aves o mais homogéneas possíveis). Mas foi em 2001 que arrecadou o primeiro título mundial, ao sagrar-se Vice-campeão do Mundo. “Aos 16 anos, quando todos julgavam impossível, fui Vice-campeão do mundo e tornei-me no mais jovem medalhado na história dos campeonatos do mundo”, conta.

Em 2010 conquistava a Medalha de Ouro, na classe F2-33, com uma equipa de bicos-de-lacre, e uma Medalha de Prata, na classe F2-34 com um individual da mesma espécie. 2011 foi o ano da consagração com o renovar do título mundial em equipas F2-33.

Êxitos que não estavam traçados nos seus objectivos pessoais, “pensava que era algo utópico”, contudo “a paixão aliada a outro tipo de factores” fez com que Fernando conseguisse evoluir na criação destes animais. Uma das suas maiores qualidades é ser “muito observador, passo muito tempo em volta das minhas aves”.

Nesta época de reprodução, este jovem pode passar entre 4 a 5 horas diárias no pequeno anexo de uma casa em Pardilhó, onde nascem os mais belos exemplares do mundo. “Não tenho grandes instalações, mas tenho conhecimentos que fui adquirindo ao longo deste anos e muito amor às aves. Quem tem a paixão consegue evoluir muito mais rapidamente porque tem gosto e preocupa-se em dar às suas aves o máximo de condições que elas poderiam gozar na natureza”.

Em 2012, no maior evento ornitológico, que reúne as melhores aves, provenientes dos melhores criadores do globo, Fernando vai partir à conquista de 8 medalhas. “Vou apostar forte no campeonato do mundo”. Esta época de reprodução, a mais desafiante para um criador, está a dar bons indícios para uma participação vitoriosa.

“É nesta altura que estão a nascer as crias, é o espelho dos cuidados que temos ao longa da década. Quanto mais cuidados damos às nossas aves, tanto melhor corre a época de reprodução”. E a natureza está a responder com generosidade, uma vez que Fernando atingiu o maior pico de reprodução de sempre. Já nasceram “28 juvenis e tenho mais para nascer, o que é um óptimo sinal”, quando nos anos anteriores não ia além das 16 aves. Por isso Fernando mostra-se “muito confiante”.

A participação nos mundiais exige elevados custos associados e com esta aposta no próximo Mundial, “pela minha força e perseverança”, Fernando quer mostrar que está “em crescimento e tenho potencial”, esperando poder atrair apoios e patrocínios. Actualmente, tem nas suas instalações 34 bicos de lacre e um total de perto de 70 aves.

Revista de ornitologia única em Portugal

Licenciado em Comunicação e Relações Públicas, este jovem aliou a paixão à ornitologia à sua área de formação. Criou a “Magazine Ornitológico”, “a primeira revista em Portugal totalmente profissionalizada dedicada à ornitologia desportiva”, que comemora um ano em Outubro.

Com uma periodicidade trimestral e tiragem de 4 mil exemplares, este projecto está a conquistar muitos assinantes, incluindo no estrangeiro, o que lhe confere uma “notoriedade internacional”.

Aqui, o criador de aves assume diversos papéis. “Sou paginador, designer multimedia, designer gráfico, jornalista, faço um pouco de tudo”, explica Fernando Domingues que considera este “um projecto de excelência, com alguma qualidade, porque ainda há muito a fazer e a melhorar”, feito por uma equipa muito pequena. No âmbito desta publicação foi também lançado o primeiro canal do mundo emitido em broadcast. Podem descobrir o trabalho deste jovem empreendedor em www.magazineornitologico.com

Os mais perfeitos bicos-de-lacre do Mundo são criados em Pardilhó Os mais perfeitos bicos-de-lacre do Mundo são criados em Pardilhó