Notícias

BioRia testa mobilidade dos percursos

quinta, 20 de outubro

A convite do Município de Estarreja, no âmbito de um estágio em Turismo Acessível, a Associação Portuguesa de Doentes Neuromusculares (APN) visitou o Percurso de Salreu do BioRia com o objectivo de testar as acessibilidades dos percursos e das estruturas do projecto, como o CIA – Centro de Interpretação Ambiental, onde se faz a recepção aos visitantes.

A associação sem fins lucrativos destinada a dar apoio a famílias com doentes neuromusulares esteve no BioRia no dia 23 de Setembro. Na visita foi utilizado o veículo eléctrico para transportar os utentes com dificuldade de locomoção, enquanto outros visitantes se deslocaram em cadeira de rodas eléctrica acompanhados por técnicos da associação.

Os visitantes tiveram oportunidade de ver de perto algumas das aves mais emblemáticas da região, bem como contactar com a vasta fauna existente, ressaltando a curiosidade especial pelos campos de arroz que estão na época de colheita.

Esta visita além de proporcionar uma boa tarde de contacto com a natureza, teve como principal objectivo testar as acessibilidades do Percurso de Salreu e estreitar a relação com este tipo de associações que habitualmente encontram muitas adversidades na realização de actividades ao ar livre. Neste sentido, pretende-se dotar o BioRia ainda com mais valências que permitam receber este tipo de grupos com todas as condições necessárias.

O projecto está a analisar soluções tendo em vista a melhoria da acessibilidade da informação e das estruturas. O estudo de viabilidade dessas medidas indica por exemplo a adaptação do CIA, que já tem rampa de acesso ao interior, com rampa de acesso ao veículo eléctrico e a possibilidade de copular ao veículo eléctrico uma estrutura que permita transportar cadeira de rodas.

Outras hipóteses a considerar são a tradução para a língua gestual portuguesa dos Vídeo-guias (adaptação do “Discretas Afinidades”, guias mp4 e site do BioRia) ou a sinalização dos percursos com guias para invisuais.


Alguns testemunhos dos utentes da APN www.apn.pt :

"Valeu mais vir hoje ao Bioria do que ir à sessão de fisioterapia que tinha marcada para esta tarde!"
António

“Gostei muito do facto da natureza estar em comunhão connosco…Vais a passar no caminho e parece que os animais contactam contigo”
Manuel

“Foi bom poder vir cá com o nosso grupo é bom para quem não conhecia. Gostava de vir cá mais vezes”
Paula

"É uma visita muito agradável e tem boas acessibilidades dentro dos possíveis”
José Pedro

O estágio:
Sofia de Matos Mesquita reside em Pardilhó, é licenciada em Animação Cultural pela Escola Superior de Educação de Viseu e está a frequentar o mestrado de Educação de Adultos e Desenvolvimento Local na Escola Superior de Educação de Coimbra. Tem como área de projecto de investigação-acção o turismo acessível e desenvolvimento local sustentável. O estágio no BioRia tem uma duração de 6 meses e começou em Setembro.

BioRia testa mobilidade dos percursos