Notícias

Qualificação da frente lagunar de Estarreja em concurso

quarta, 26 de outubro

Está a decorrer o concurso público da empreitada de “Reordenamento e Qualificação da Frente Lagunar de Estarreja – Cais de Canelas, Cais de Salreu e Esteiro de Estarreja”, no âmbito da intervenção da Polis Litoral Ria de Aveiro. O anúncio foi publicado na última semana no Diário da República. Com um valor base de 534.000,00 €, o concurso estabelece um prazo de execução de 120 dias.

 

Este é mais um passo significativo que materializa uma já conhecida prioridade municipal. “Consolida-se o desígnio deste executivo de Virar Estarreja para a Ria. Agora pela via do Polis, daremos continuidade à recuperação que iniciámos em Canelas – interligando com a Estação Viva e o Parque Álvaro Nora – e em Salreu, potenciando  a sala de visitas do Bioria. E tornamos possível a intervenção no histórico Esteiro de Estarreja, que já foi o 2º maior porto de sal da Ria de Aveiro e gradualmente foi perdendo importância e qualidade ambiental – exactamente o que se pretende reverter com a futura recuperação”, diz com satisfação José Eduardo de Matos, presidente da Câmara Municipal de Estarreja.

 

A concretização no terreno do projecto Polis dá ao autarca uma nova esperança. “O enorme esforço financeiro próprio e o investimento partilhado que o Município de Estarreja previu no Polis começa finalmente a tomar forma, pois também os projectos para os restantes cais e os relacionados com a hidrodinâmica e dragagem da Ria estão a avançar, dando esperança de que finalmente se inverta a gradual degradação da laguna e das terras confinantes, face à excessiva pressão da água salgada”.

 

Medidas que também contribuem para a redescoberta da identidade cultural local e da riqueza natural do concelho e para estimular a vivência da Ria de Aveiro. “Que os Estarrejenses usufruam da enorme riqueza do nosso património natural, tão ignorado e agora sucessivamente retomado ou descoberto, mesmo por visitantes e turistas”, afirma o autarca.

 

OBRAS NOS ESTEIROS DE ESTARREJA, CANELAS E SALREU

 

A limpeza do canal e a recuperação e estabilização das margens são as principais obras previstas para o Esteiro de Estarreja. Neste local prevê-se a “recuperação das muralhas existentes e a limpeza superficial do esteiro que está assoreado, por haver ligação ao Rio Antuã”, para além da intervenção “ao nível do coberto vegetal” e a criação de “passadiços entre as duas margens”, enumera Adolfo Vidal, Chefe de Gabinete de Apoio ao Presidente da Câmara Municipal, que coordena a operação Polis no Município.

 

No Ribeiro de Canelas, descreve Adolfo Vidal, vai-se avançar para “o arranjo do esteiro velho, nomeadamente a parte dos caminhos, arranjo das margens, ligação dos diferentes espaços existentes e criação de miradouros junto à água”.

 

Em Salreu, destaca-se a criação de um “sistema de passadiços que entra pelos arrozais quando é possível e a recuperação de um edifício”, adquirido pela Câmara Municipal. Localizado no largo do Esteiro, essa edificação antiga, e em tempos utilizada como armazém de sal e junco, vai ser recuperada a transformada num espaço “de apoio para visitantes, nomeadamente caravanistas, e que possa servir para exposições relacionadas com a temática do arroz, do sal ou do BioRia”.

 

Nos casos de Canelas e Salreu, trata-se da 2ª fase da intervenção, sendo que a primeira foi executada pela Câmara Municipal de Estarreja.

 

De uma forma global, estas intervenções caracterizam-se pelo seu cariz minimalista e sem impacto ambiental, adequados à ZPE – Zona de Protecção Especial onde se inserem.

Qualificação da frente lagunar de Estarreja em concurso Qualificação da frente lagunar de Estarreja em concurso Qualificação da frente lagunar de Estarreja em concurso