Notícias

III Aniversário do Centro de Interpretação Ambiental do BioRia

quarta, 28 de março

O BioRia comemora o 3º aniversário do CIA – Centro de Interpretação Ambiental promovendo o Geocaching – “Caça aos tesouros de Estarreja”, juntamente com um encontro de fotografia de Natureza e um passeio ciclável pela Rede de Percursos do Município.

O Geocaching é uma atividade ao ar livre, que reúne já alguns milhares de praticantes em Portugal, e que consiste em encontrar pequenos “tesouros” através do uso de um sistema de posicionamento global – GPS, tirando partido de todos os espaços envolventes e interagindo com a natureza.

Durante a manhã ocorrerá um encontro de fotógrafos de natureza orientado pelo especialista Dinis Cortes, incluindo a demonstração por parte da FOTOCAMO de soluções para esta modalidade, seguindo-se a inauguração de um posto fixo de observação/fotografia no Percurso de Salreu.

Os participantes partem de bicicleta do percurso de Salreu passando pelo percurso do Rio Antuã até chegar à Casa da Cultura no centro da cidade, onde termina a etapa da manhã com a apresentação da exposição “BioRia – A Herança de Ícaro”, de Dinis Cortes.

Ao início da tarde o ponto de encontro será na Casa Museu Egas Moniz - Quinta do Marinheiro, local de partida para a realização de um passeio de bicicleta. Vão ser desvendados vários “tesouros” que passam pelo património molinológico recentemente requalificado, Quinta do Marinheiro da Casa Museu Egas Moniz, fonte da Samaritana, arte de construção de moliceiros e locais estratégicos para praticar birdwatching.  
 

 

Geocaching / Fotografia de Natureza / Passeio Ciclável

14 de abril de 2012 [Todo o dia]


Programa

9h30 [Ponto de encontro Centro de Interpretação Ambiental de Salreu]
Inauguração de observatório no percurso de Salreu
Fotografia de Natureza com Dinis Cortes e apresentação de equipamento no terreno pela Fotocamo

12h15 [Casa da Cultura]
Apresentação da exposição "A Herança de Ícaro" de Dinis Cortes

13h32 [Estação da CP de Estarreja]
Comboio com destino a Avanca

14h30 [Casa Museu - Quinta do Marinheiro]
Visita ao Percurso do Rio Gonde e das Ribeiras de Pardilhó

18h32 [Estação da CP de Avanca]
Comboio com destino a Salreu


O meio de transporte no decorrer das atividades será a bicicleta. A ligação entre Estarreja, após a inauguração da exposição, e Avanca (percursos norte e Casa Museu Egas Moniz) será realizada de comboio, às 13h32, potenciando a parceria do BioRia com a CP. O regresso está previsto para as 18h32 (Avanca - Salreu). Estas deslocações são gratuitas e inclui o transporte de bicicletas de acordo com a parceria BioRia-CP.

Os alpendres e mesas da Casa Museu, recentemente instalados na margem do Rio Gonde, estão disponíveis para quem vier munido de almoço.

A CME disponibiliza 25 bicicletas no CIA, mediante pré-reserva para o email visitabioria@cm-estarreja.pt  

III Aniversário do Centro de Interpretação Ambiental do BioRia