Notícias

3º Aniversário do Centro de Interpretação Ambiental do BioRia

Chuva não impede visita ao nosso Município

segunda, 23 de abril

O Centro de Interpretação Ambiental (CIA) do BioRia ficou lotado com os cerca de 40 participantes que se deslocaram a Salreu para acompanhar as atividades do 3º aniversário do CIA. Apesar do tempo chuvoso, a chamada dos percursos BioRia foi mais forte e Estarreja deu a conhecer os seus principais pontos de interesse, uma vez que o evento trouxe muitos visitantes de diferentes pontos do país.

Após as apresentações do projeto BioRia, de Fotografia de Natureza, por Dinis Cortes, e sobre soluções de campo por parte da Fotocamo, e tendo a chuva dado tréguas, o grupo não hesitou em avançar para o terreno em busca de alguns tesouros patrimoniais de Estarreja, como o Percurso de Salreu, as ribeiras das Teixugueiras e da Ribeira da Aldeia, em Pardilhó, ou do Mourão, em Avanca.

Esta atividade surge na sequência da prática de Geocaching, um movimento à escala mundial onde é possível selecionar pontos de interesse a serem descobertos com recurso ao GPS. Novo posto de observação em Salreu A fotografia de natureza foi abordada no terreno, tendo sido apresentadas soluções e técnicas de camuflagem.

E nesse contexto, a Câmara Municipal de Estarreja inaugurou o posto fixo de observação, localizado na grande mancha de arrozais de Salreu, que permitirá aos amantes da fotografia e da observação de aves ter excelentes condições de luz e proximidade para admirarem as aves que nestes locais se observam em grandes quantidades.

Exposição de fotografia na Casa da Cultura

Cumprida a primeira etapa no Percurso de Salreu do BioRia, já no centro da cidade foi inaugurada a exposição de fotografia “BioRia – A Herança de Ícaro”, da autoria de Dinis Cortes, na Casa Municipal da Cultura, com a presença do presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos. A mostra pode ser visitada até dia 30 de abril.

De acordo com o anunciado pela autarquia, por falta de condições climatéricas ideais, o programa estaria limitado às atividades previstas para a manhã, contudo, os participantes que vieram de zonas mais distantes (Braga, Maia, Matosinhos, Gaia ou Beja) não se quiseram despedir de Estarreja sem antes conhecer as atrações que a terra tem para oferecer.

Estaleiros de Pardilhó recuperam moliceiros

E assim se prolongou o programa durante a tarde. As passagens pelas Ribeiras de Veiros deslumbraram os turistas, que se mostraram surpreendidos com os estaleiros navais de Pardilhó, onde o mestre José Esteves e o construtor Felisberto Amador, se encontravam a reparar e a construir tradicionais moliceiros da Ria de Aveiro.

A gastronomia não passou despercebida ao grupo. Os Pastéis do Antuã foram um dos produtos adquiridos e desgostados, tendo o arroz de Salreu e as enguias de Pardilhó ficado na mira de novas visitas. Grande parte dos visitantes regressou ao norte utilizando como meio de transporte o comboio, cuja utilização o BioRia incentiva. Foi cumprido quase na íntegra o programa previsto (com exceção da demonstração dos Moinhos de Meias, Avanca) tendo sido utilizado um autocarro do Município e alguns carros particulares em substituição da bicicleta pois o tempo assim não permitiu.

3º Aniversário do Centro de Interpretação Ambiental do BioRia 3º Aniversário do Centro de Interpretação Ambiental do BioRia 3º Aniversário do Centro de Interpretação Ambiental do BioRia 3º Aniversário do Centro de Interpretação Ambiental do BioRia 3º Aniversário do Centro de Interpretação Ambiental do BioRia
Ficheiros anexos
3º Aniversário do Centro de Interpretação Ambiental do BioRia