Notícias

Vandalismo no Percurso BioRia das Ribeiras de Pardilhó

quinta, 21 de junho

Há um pequeno paraíso em Estarreja que alguns teimam em destruir. O Percurso do BioRia das Ribeiras de Pardilhó tem sido repetidamente alvo de atos de vandalismo, com roubo de estruturas como painéis informativos e até bancos de descanso. A Câmara Municipal repudia veementemente estas ações criminosas que atentam contra o património municipal.

Foram vários os atos de destruição registados após a colocação das estruturas referentes ao BioRia: roubo de estruturas de madeira desde papeleiras, bancos, painéis informativos e danos no alpendre na Ribeira da Aldeia.

Ao longo do inverno, foram desaparecendo pontualmente as placas com os conteúdos científicos dos painéis que foram sendo repostos pela Câmara. No entanto no início da primavera e nos dias anteriores à Marcha 25 de Abril todas as estruturas foram vandalizadas, sendo que a autarquia tem fixado a informação nos painéis com cartazes provisórios em papel, em substituição do contraplacado marítimo que em algumas ribeiras já tinha sido reposto três vezes.

Este percurso tem como principal objetivo dar a conhecer a zona ribeirinha da “Vila da Ria”, a povoação do concelho mais ligada à laguna, que a envolve nos inúmeros canais (esteiros) abertos pela mão e engenho do homem, bem como sensibilizar para este ecossistema lagunar tão importante para a biodiversidade, na medida em que o percurso das Ribeiras de Pardilhó leva a descobrir a multiplicidade de espécies existentes no sistema húmido que envolve a vila. Estamos ao mesmo tempo a potenciar o turismo de natureza e a atrair visitantes a Pardilhó, requalificando e beneficiando algumas ribeiras que se encontram em degradação.


Proteja o seu património!

O dever de cada um de nós, como cidadãos, é preservar estes equipamentos de utilização pública. Esta é a cidadania que devemos conservar e transmitir às gerações futuras.

A autarquia alerta os cidadãos para que avisem de imediato as autoridades policiais, caso testemunhem atos de vandalismo e negligência, pois trata-se de um crime de dano ao património de todos nós. A GNR de Avanca que está a par das ocorrências e irá intensificar o patrulhamento desta zona, tendo a Câmara Municipal solicitado o acompanhamento da situação e o reforço de vigilância.


INFELIZMENTE, ESTE NÃO É UM ACTO ISOLADO, POR ISSO A CÂMARA MUNICIPAL DE ESTARREJA APELA AOS CIDADÃOS PARA QUE TODOS SEJAMOS MAIS ATENTOS A SITUAÇÕES DESTE GÉNERO.

Cuide do espaço público, o seu espaço!


Contactos das forças de segurança:
GNR de Estarreja 234 810 690
GNR de Avanca 234 884 235

 


A registar…

A Câmara Municipal executou o BioRia 3 nas freguesias a norte do concelho, com a implementação de novos percursos – do Rio Gonde (Avanca), das Ribeiras de Pardilhó e das Ribeiras de Veiros – e instalação de estruturas.

No Percurso das Ribeiras de Pardilhó (8km) foram instalados suportes de painéis informativos em todas as ribeiras e uma zona de paragem que foi reforçada com um alpendre, mesas, bancos e papeleiras na Ribeira da Aldeia. Este percurso termina na Ribeira das Teixugueiras onde está instalada uma torre de observação com uma magnífica perspetiva sobre o espelho de água da Ria de Aveiro.

Vandalismo no Percurso BioRia das Ribeiras de Pardilhó