Notícias

XII Semana do Ambiente de Estarreja

quarta, 15 de maio

A 12ª edição da Semana do Ambiente de Estarreja, promovida pela Câmara Municipal, terá início no dia 20 de maio e decorrerá até 31, com o objetivo de sensibilizar os estarrejenses e particularmente as gerações mais novas para as questões ambientais. 

 

“Doze edições depois, evidencia-se porque quisemos então inovar e tratar o Ambiente de frente. A Câmara tinha de dar o primeiro passo e assinalar a diferença, mobilizando entidades, empresas, coletividades, enfim, as pessoas, para construir um novo modelo de afirmação de Estarreja em que o ambiente não fosse uma dificuldade antes uma oportunidade”, refere josé Eduardo de Matos convidando os estarrejenses a participar no evento.

 

A Câmara Municipal dinamiza, desde 2002, a semana temática dedicada exclusivamente ao Ambiente – questão histórica em Estarreja. “Em 2002 quisemos virar o Concelho para a Ria e a Cidade para o Antuã, que pela 1ª vez descemos. Afinal essa maré foi subindo e, do Saneamento ao BioRia, do Parque às Ribeiras, juntamos miúdos e graúdos num caminho  de sustentabilidade que se renova, se descobre e se aprende todos os dias. É esse o desafio que uma vez mais lançamos, numa Parceria pelo Futuro”, remata o Presidente do Município.

 

A Casa do Ambiente, no Parque Municipal do Antuã, as oficinas artísticas de sensibilização ambiental direcionadas para os alunos do pré-escolar e 1º ciclo, no Multiusos, e a exposição da 6ª edição do Concurso de Fotografia Estarreja Ambiente em Imagens, na Biblioteca, abrem a edição de 2013 da Semana do Ambiente.

 

A concorrida e divertida Descida do Rio Antuã, organizada pelo Centro de Cultura e Desporto de Salreu, no dia 26 e no mesmo dia a Feira de Produtos Amigos do Ambiente, bem como o desfile de moda Fashion Eco-Day, na noite de 31, onde os alunos mostram as boas práticas de reutilização de materiais, são já marcas deste evento anual.

 

Os jovens vão descobrir o BioRia, comemorando o Dia Internacional da Biodiversidade, a 22, e as várias utilizações da água, dias 28 e 29, seja a recreativa, com recurso ao kayak no Rio Antuã, ou a doméstica destacando-se as medidas de poupança que todos devemos implementar.

 

A compostagem doméstica será um tema a abordar junto dos mais velhos, num workshop marcado para dia 24, às 21h, na Biblioteca. O Agrupamento de Escolas de Estarreja receberá sessões de sensibilização sobre reciclagem de óleos usados.

 

O evento anual pretende fomentar o civismo e a atuação responsável, induzir as boas práticas ambientais e uma consciência ambiental coletiva, estimular o contacto com a natureza e promover o conhecimento e a valorização do património natural.

 

 

PROGRAMA

 

22maio Dia Internacional da Biodiversidade | À descoberta do BioRia *

09h30-12h30 alunos 2º e 3ºciclos | 14h00-17h00 alunos do Ensino Secundário

 

24maio 21h00 Workshop Compostagem Doméstica | Biblioteca Municipal

Orador: Miguel Oliveira e Silva, membro do grupo ambiente do PACOPAR

 

26maio Parque Municipal do Antuã

10h-18h V Feira de Produtos Amigos do Ambiente

15h00 XII Descida do Rio Antuã

 

28maio e 29maio Utilizações da Água… *

09h30-12h00 Recreativa: “Kayak”| Rio Antuã | alunos 2º e 3ºciclos

13h30-17h00 Doméstica: “Medidas de poupança” | Multiusos | alunos 2º e 3ºciclos

 

31maio 21h00 Desfile Fashion Eco-Day | Multiusos

 

 

Atividades permanentes

 

20 a 24 09h30-17h00 Casa do Ambiente | Parque Municipal do Antuã

 

20 a 31 (dias úteis) 09h30-17h00 Oficinas artísticas de Sensibilização Ambiental * | Multiusos Alunos do pré-escolar, 1ºciclo do Ensino Básico e IPSS

 

27 a 31 (dias úteis) 09h30-15h30 Sessões de sensibilização sobre Reciclagem de óleos usados* | Escolas do Agrupamento de Estarreja

 

20 maio a 6 junho Exposição da 6ª Edição Concurso de FotografiaEstarreja Ambiente em Imagens | Biblioteca Municipal de Estarreja

 

 

 

* Inscrição gratuita obrigatória para ambiente@cm-estarreja.pt

XII Semana do Ambiente de Estarreja