Notícias

1ª Corrida e Caminhada Noturna no Percurso de Salreu do BioRia

quinta, 27 de junho

400 atletas vindos de todo o país rumam a Estarreja no próximo sábado para participar na 1ª Corrida e Caminhada Noturna no Percurso de Salreu do BioRia. A organização é do Agrupamento de Escolas de Avanca – Clube de Atletismo de Avanca, em parceria com o Município de Estarreja.

Com partida marcada para as 21h do próximo sábado, dia 29, no Esteiro de Salreu, a prova terá cerca de 8 quilómetros de extensão, no conhecido Percurso de Salreu do BioRia, de natureza circular, tendo o seu início e término junto ao Centro de Interpretação Ambiental.

Totalmente plano, o percurso atravessa áreas de enorme beleza paisagística, como campos de arroz, sapais, juncais e caniçais. A presença do Rio Antuã e do Esteiro de Salreu, ligados por uma rede de valas, permite a comunicação entre todos os habitats, justificando os elevados índices de biodiversidade existentes.

Considerando o interesse da iniciativa para a promoção do Município e do rico património natural local, a Câmara Municipal decidiu atribuir um apoio no valor de 700€ à organização. Esta será uma prova diferente e a expectativa é que se venha a impor no panorama regional e mesmo nacional, sendo mais uma forma de divulgação do pioneiro projeto BioRia.

O Agrupamento de Escolas de Avanca tem vindo a desenvolver o atletismo de formação, mais concretamente em Avanca, e a participar em diversas provas de âmbito nacional. Ainda recentemente realizou uma prova no BioRia, em que a receita reverteu a favor da CERCIESTA.

O evento conta ainda com o apoio da Associação de Atletismo de Aveiro, Junta de Freguesia de Salreu e Jornal de Estarreja.

A prova é destinada a seniores masculinos e femininos e veteranos masculinos (escalões 1, 2 e 3). O levantamento dos dorsais deve ser feito no próprio dia, entre as 17h e as 20h, no local da partida.

Para informações adicionais: 910 131 205 ou atletavanca@gmail.com

Curso de Birdwatching (Rapinas) - 6 e 7 Abril