Notícias

Guia de Mamíferos do Bioria “Um livro que é para usar”

quinta, 18 de julho

O “Guia de Mamíferos do Bioria” foi apresentado no passado sábado, dia 13 de julho. A apresentação contou com a presença dos seus 3 autores, que agradeceram em primeira instância à Câmara Municipal de Estarreja por todo o apoio na concretização do manual e pela aposta ambiental que leva a cabo com o projeto Bioria.

Foi o contacto com o território Bioria que fez com que Victor Bandeira, biólogo e estudante do Programa Doutoral em Biologia das Alterações Globais da Universidade de Aveiro (UA) e um dos autores do Guia, encontrasse a razão para o projeto. “A atração dos visitantes pelas lontras, raposas ou texugos”, muito difíceis de encontrar durante as visitas, fez com que surgisse a ideia de “elaborar um suporte que explicasse as características desses animais e onde se podem encontrar”. Este trabalho de dois anos, agora editado pela Câmara Municipal de Estarreja, “acaba por ser um pedido dos visitantes do Bioria”.

As 150 páginas do “Guia de Mamíferos do Bioria” contaram também com as experiências de Carlos Fonseca, coordenador da unidade de vida selvagem do Departamento de Biologia da UA e nome incontornável dos mamíferos em Portugal, e de Alexandre Azevedo, médico-veterinário a trabalhar no Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico, presentes na sessão oficial de lançamento. Com este novo suporte, os visitantes do Bioria vão poder usufruir melhor da sua descoberta. Este é “um livro que é para usar”, refere Carlos Fonseca, acrescentando que o projeto “Bioria sai bastante enriquecido” com a edição do Guia.


Mais habitantes para breve

O  “Guia de Mamíferos do Bioria”, editado pela Câmara Municipal de Estarreja, marca um ponto de viragem na inventariação das dezenas de espécies com morada permanente em Portugal e no Bioria. Mostra o Bioria como morada de dezenas de animais, contribuindo não apenas como apoio ao turista e visitante, mas sobretudo para colmatar uma falha ao nível das publicações sobre a fauna de mamíferos em Portugal.

A apresentação contou ainda com a presença de Amadeu Soares, diretor do Departamento de Biologia da UA, que lembrou com entusiasmo que o “Guia de Mamíferos do Bioria” prevê “uma nova edição revista e alargada com mais mamíferos, uma lista de morcegos e novos habitantes de Estarreja e do Bioria”.

O lançamento do pioneiro “Guia de Mamíferos do Bioria” esteve inserido no Seminário Bioria que durante os dias 12, 13 e 14 de julho reuniu especialistas em torno da economia verde e dos recursos naturais, com atividades teórico práticas em torno dos percursos pedestres e cicláveis do município de Estarreja. Para Abílio Silveira, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, estas produtivas jornadas são já o “embrião daquilo que vai acontecer no próximo ano com o ObservaRia 2014”, anuncia.

Guia de Mamíferos do Bioria “Um livro que é para usar” Guia de Mamíferos do Bioria “Um livro que é para usar” Guia de Mamíferos do Bioria “Um livro que é para usar” Guia de Mamíferos do Bioria “Um livro que é para usar”