Notícias

ObservaRia está de regresso com um programa cheio de atividades!

quinta, 6 de abril

Depois de uma edição digital em 2021, que levou o mundo natural aos ecrãs dos participantes, a ObservaRia está de regresso às paisagens do BioRia, do Baixo Vouga Lagunar e da Ria de Aveiro. À semelhança de anos anteriores, de 13 a 16 de abril, a ObservaRia apresenta um programa diversificado de atividades, que inclui talks, ciclo de palestras, workshops, cinema, exibições, saídas de campo, passeios e muito mais, desenvolvidas por um painel de convidados de excelência. O programa pode ser consultado no site observaria.pt e as inscrições já estão abertas.

Huw James, apresentador e comunicador de ciência, videógrafo, do Reino Unido; Terje Kolaas, observador e fotógrafo de aves, guia de natureza, da Noruega; Phoebe Smith, autora e escritora de viagens, aventureira e comunicadora, do Reino Unido; e o português Mário Cunha, fotógrafo de paisagem, são os nomes que se destacam nesta edição e estarão em Estarreja para orientaram talks no Cine-Teatro e atividades de campo e workshops na zona natural de Estarreja.

A brincar, crianças e jovens aprendem a respeitar a natureza

Seguindo o mesmo formato pré-pandemia, o primeiro dia da ObservaRia, 13 de abril, é dedicado ao público infanto-juvenil. A educação ambiental é uma marca do evento e este ano não é exceção. Com atividades pedagógicas, crianças e jovens de grupos de ATL e IPSS vão conhecer, de forma muito prática e apelativa, espécies, animais selvagens e a respeitar e defender a biodiversidade e a Natureza. Entre as atividades previstas, destaque para a oficina que recorre a blocos LEGO para representar a diversidade existente entre os seres vivos e as relações que se estabelecem entre eles. Ou a devolução à natureza de um animal selvagem recuperado no CERVAS - Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens.

Ciclo de palestras “Sobre[viver] em emergência climática: da ciência à comunidade"

O dia 14 de abril, sexta-feira, é dedicado ao já habitual Ciclo de Palestras (descarregue aqui o programa) que este ano reflete sobre o tema "Sobre[viver] em emergência climática: da ciência à comunidade". Serão 10 especialistas, dois painéis de discussão e oito palestras, num único dia dedicado à Natureza, à biodiversidade, à ecologia, água e floresta, ao clima, à saúde e à ecoansiedade. Um dia que olha para as novas gerações como cidadãos ambientais. A reflexão é inevitável, os temas dizem respeito a todos e só uma mudança de paradigma e de mentalidades poderá ser a alavanca para um futuro mais verde e sustentável. 

O Ciclo de Palestras é aberto a todos os cidadãos, amantes da natureza, profissionais das diversas áreas relacionadas com o ambiente, e ainda educadores e professores de ciências naturais ou envolvidos em projetos de educação ambiental. É uma Ação de Curta Duração, acreditada pelo CFIEMO, para Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Secundário.  

Com o intuito de dar a conhecer o território e os valores naturais de Estarreja que lhe dão palco, mas de olhos atentos ao património natural do país e do mundo, a ObservaRia explora diferentes temáticas como a Educação Ambiental e Comunicação de Ciência, a Fotografia, Vídeo de Natureza e Vida Selvagem, o Turismo de Natureza e o Birdwatching, entre outras. De 13 a 16 de abril, mais de 30 atividades convidam a visitar Estarreja e o seu património. 

Venha de comboio

A ObservaRia conta com a CP para convidar todos os participantes a usar o comboio na deslocação a Estarreja. É possível usufruir de bilhete especial de 2€ (ida e volta), válido para viagens nos comboios Urbanos do Porto, nos dias do evento, com origem em qualquer estação e destino a Salreu ou Estarreja (linhas de Braga, Marco de Canaveses, Guimarães e Aveiro). A venda está disponível a partir de 9 de abril.

A CP disponibiliza ainda um desconto de 30% nos comboios InterRegionais e Regionais, válido para viagens entre os dias 12 e 17 de abril (não cumulativo com outros descontos em vigor). O bilhete especial e os descontos apenas são válidos mediante apresentação do comprovativo de inscrição/participação no evento, no ato da compra e em trânsito.

Consulte todo o programa no site Observaria ou descarregue aqui o programa da ObservaRia 2023.

ObservaRia está de regresso com um programa cheio de atividades! ObservaRia está de regresso com um programa cheio de atividades! ObservaRia está de regresso com um programa cheio de atividades! ObservaRia está de regresso com um programa cheio de atividades! ObservaRia está de regresso com um programa cheio de atividades!